Gestos negativos que você deve evitar em uma conversa! Muitas vezes praticamos alguns gestos mesmo que inconscientemente, no entanto, eles podem passar uma imagem negativa de nós.

Os gestos fazem parte da nossa linguagem corporal ou não verbal, saiba que, o nosso corpo fala por nós, e precisamos ter cuidado com a mensagem que ele está passando.

Na linguagem corporal, os nossos gestos contam uma história sobre nós, não podemos identificar o que as pessoas estão pensando, no entanto, conseguimos identificar o que elas estão sentindo através da leitura de sua linguagem não verbal.

Sabemos que, o corpo fala, precisamos apenas adequar a mensagem que gostaríamos que ele falasse, logo, a linguagem corporal pode ser uma aliada na comunicação.

A linguagem corporal pode ser uma aliada para passarmos uma imagem de poder, de credibilidade, de segurança etc.

Dessa forma, você pode usar a sua linguagem não verbal, para passar para as pessoas sua mensagem, através de uma imagem coerente com seus objetivos, visão e valores.

A seguir, veremos quais são os gestos negativos que precisam ser evitados numa conversa, para que possamos passar uma imagem mais positiva.

Gestos negativos

Dedo indicador

O dedo indicador, na linguagem corporal, serve para indicar ou localizar alguma coisa, contudo, se você não estiver localizando nada, não use-o.

O dedo indicador é uma dedo extremamente negativo, é conhecido como o dedo acusador, é o dedo que utilizamos para acusar alguém de alguma coisa.

Desse modo, mesmo que inconscientemente, passamos uma imagem negativa para a outra pessoa ao apontarmos com o indicador para ela.

Nesse caso, evite usar o dedo indicador para se comunicar numa conversa, seja ela formal ou informal, ele pode ser muito negativo e deixar a outra pessoa desconfortável.

No entanto, se você estiver numa apresentação, na escola, faculdade, trabalho ou noutra ocasião onde precise utilizar o indicador para localizar algo, sinta-se a vontade para usá-lo, o dedo indicador é seu aliado nisso.

Mãos em formato de soco

Na linguagem corporal não existe o ”terminantemente proibido”, mas sim, o momento adequado e propício para tudo.

Usamos gestos para localizarmos alguma coisa, gestos para comemorarmos uma vitória, gestos para demonstrarmos que estamos com frio, calor etc.

Nos esportes, por exemplo, é muito comum que os atletas comemorem suas conquistas com as mãos fechadas em formatos de soco.

Usamos esse gesto para comemorar uma conquista ou simplesmente, demonstrar força perante um adversário, no entanto, em uma conversa, esse gesto é bastante negativo, e deve ser evitado.

Muitas vezes, mesmo que de forma inconsciente, quando você fala algo mesmo que positivo, acenando com a mão fechada em formato de soco ou murro, não passa algo positivo.

As mãos em formato de murro ou soco, é uma representação de gesto mais agressivo e incisivo, é considerado um gesto mais seco e duro.

Nesse caso, por mais positiva que seja sua fala, esse gesto não acompanha a mensagem positiva que você deseja passar, é como se sua boca falasse uma coisa e o seu corpo demonstrasse outra.

Sendo assim, se você não estiver comemorando nenhuma conquista, opte por não utilizar esse gesto, pois as mãos em formato de soco pode soar agressivo.

Assim, mesmo que de forma inconsciente, quando usamos as mãos em formato de soco, passamos para outra pessoa uma imagem mais agressiva, trazendo desconforto para a conversa.

Mãos em formato de soco – Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Braços cruzados

Na linguagem corporal, esse gesto pode não ser dos mais positivos, pois é uma postura totalmente fechada.

Assim, ao cruzarmos os braços numa conversa, passamos uma imagem de desconforto, insegurança e tensão.

Obviamente, teremos que levar em consideração o contexto, digamos que o local está frio, logo quando sentimos frio, protegemos o nosso corpo cruzando os braços.

No entanto, se o ambiente não estiver frio, procure não adotar esse gesto e essa postura fechada com braços cruzados.

Definitivamente, essa postura passa uma imagem de insegurança e desconforto e, por sua vez, mostra que você está desconfortável.

Adote posturas mais abertas e positivas

Na linguagem corporal, podemos usar os gestos mais abertos e arredondados para nos expressarmos.

Enquanto você fala, utilize as posturas mais abertas, para passar mais confiança na conversa.

Evite utilizar posturas muito fechadas e movimentos secos como: braços cruzados, mãos fechadas, mão em murro, etc, adote posturas mais abertas e mãos mais arredondadas ao se comunicar.

Movimentos mais arredondados são mais acolhedores, passam mais leveza, autocontrole, equilíbrio e empatia.

Assim, esses gestos podem fazer com que as outras pessoas se sintam mais acolhidas ao seu lado, que prestem mais atenção na sua conversa e, consequentemente em você.

Confira outro artigo: Veja se você está realmente preparado para o sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *