Como passar segurança e poder mesmo sendo tímido? essa não é uma missão impossível, ao contrário disso: é uma missão bem viável.

A timidez está presente nas nossas vidas, desde o primeiro parabéns na festinha de aniversário, o momento da chamada na escola, o primeiro beijo, e até os dias de hoje, nos desafios da vida adulta.

Para termos bons resultados, precisamos antes de mais nada, desenvolvermos habilidades que nos traga segurança e autoconfiança, para assim, passarmos credibilidade.

Passar credibilidade é sinônimo de passar crédito, ou seja, fazer com que as pessoas acreditem em você, confiem em você e comprem ou ouçam suas ideias.

Logo, para os tímidos, essa pode parecer uma tarefa muito amarga e até uma missão impossível, no entanto, fique tranquilo, pois aqui, passaremos técnicas para você colocar em prática hoje mesmo.

Linguagem corporal de poder

A sua linguagem corporal mostra o que a sua boca esconde, o corpo é capaz de mostrar através do gestualismo as nossas inseguranças.

Muitas vezes, falamos que sim, mas a cabeça está afirmando que não, isso fica claro através dos gestos, mesmo quando tentamos esconder.

Dessa forma, o melhor caminho para uma pessoa tímida passar uma imagem de poder e confiança, é usando técnicas da linguagem corporal. Veja:

Posturas mais abertas

As posturas mais abertas, são as melhores, elas passam mais confiança e credibilidade, quando for se expressar, não deixe os braços ”colados” ao seu corpo, isso mostra que você está inseguro e se protegendo, não tente controlar os seus movimentos, realize ações e expressões de maneira natural e desenvolta.

Nesse caso, evite posturas fechadas como: braços cruzados, mãos nos bolsos e posturas encolhidas, respire fundo e assuma uma postura ereta de poder.

Contato visual

O contato visual é uma das expressões corporais que mais demonstram confiança, um contato visual bem feito, pode te abrir portas.

O famoso contato visual, pode parecer algo simples e natural, mas muitas pessoas principalmente as mais tímidas, não o fazem, pois sentem muita insegurança.

Para os tímidos, a ação de encarar a plateia ou olhar nos olhos das pessoas, pode ser algo aterrorizante.

No entanto, o contato visual é de fato, muito importante, para passar credibilidade e confiança no momento de uma conversa formal ou informal.

O desejo insconsciente de uma pessoa tímida, é que ninguém lhe dirija o olhar e muito menos uma palavra, eles evitam o confronto, só querem sumir.

Se você é uma pessoa tímida, sabe o quanto isso é difícil, muitas vezes deseja o fim de um evento, festa ou ocasião pra que você possa ter a possibilidade de voltar correndo para casa, seu palácio mental.

No entanto, o desejo consciente de uma pessoa tímida, é poder falar e se expressar de forma clara e eficiente a ponto de passar credibilidade para as pessoas.

Praticando o contato visual

Existe um método muito eficaz, pra você praticar o contato visual de uma forma eficaz e agradável.

A prática consiste em você olhar nos olhos de uma pessoa por vez, enquanto fala ou se apresenta em público.

Quando olhamos nos olhos da pessoa, passamos confiança e credibilidade, numa situação onde você tenha que se apresentar em público, adote essa postura abaixo.

Quando você estabelece esse contato visual com uma pessoa por vez, inconscientemente, a pessoa em questão, irá imaginar que você está falando especificamente para ela e lhe dará credibilidade.

Se a apresentação for para um número grande de pessoas, procure estabelecer o contato visual apenas com algumas delas, exemplo, de 3 a 5 pessoas, contudo, enquanto fala, olhe para todos de uma forma geral.

As pessoas escolhidas por você, para fazer o contato visual se sentirão importantes, e você terá a atenção, a confiança e credibilidade delas.

Agora pense comigo, pessoas falam com pessoas, se 3 (três) ou até 5 (cinco) pessoas, sentiram confiança em você, comentarão com outras pessoas, logo, seu nome estará nas bocas e nas mentes das pessoas com uma imagem positiva.

Pernas em formato de A (pernas espaçadas)

Lembra da pose da ”Mulher Maravilha”? pois bem, os super-heróis, sempre estão com as pernas em formato de A, equilibram o seu corpo de forma ereta e bem equilibrada, trazendo aquela postura natural de poder.

Sendo assim, distribua de forma natural o peso do seu corpo para ambas as pernas, abrindo-as em formato de A.

Mesmo que você esteja tímido, passará uma linguagem e expressão de uma pessoa segura e confiante.

Lembre-se: o corpo revela o que a boca esconde, desse modo, se o seu corpo revela uma posição de poder, automaticamente terá mais credibilidade.

Movimentos mais arredondados

Na linguagem corporal, podemos usar os gestos mais abertos e arredondados para nos expressarmos.

Enquanto você fala, use gestos mais arredondados com as mãos, e evite os gestos mais secos e pontudos.

Evite apontar com o indicador, esse dedo, é usado para localizar ou acusar alguém de alguma coisa, é um dedo bastante negativo.

Se não estiver, localizando nada, não utilize esse dedo, o indicador apontado gera mesmo que inconscientemente, uma sensação ruim.

Fale devagar

Por mais eufórico, intenso e nervoso que você esteja, é muito importante que você mantenha a calma e a serenidade.

Procure falar mais devagar sem atropelar as palavras, mantenha um tom suave, nem tão baixo, e nem tão alto.

O ato de falar mais devagar, está ligado diretamente a autoconfiança, e ao autocontrole, assim como, a capacidade de se manter no controle, mesmo numa momento desafiador.

Quanto mais calma for a sua fala, mais confiança e autocontrole você transmite, logo, terá a capacidade de passar a sua informação sem ruído, de uma forma clara, passando confiança, segurança e credibilidade.

Lembre-se agora dos debates políticos na tv, os candidatos que mais atropelam as palavras são os mais difíceis de serem compreendidos.

A oratória é extremamente importante, então treine  para falar devagar, imagine um apresentador do Oscar ou do Grammy apresentando o grande evento, imaginou?

Definitivamente, você não imaginou uma pessoa atropelando as palavras e/ou apressada para falar, mas sim, uma pessoa se comunicando com clareza e elegância.

O substantivo de oratória se chama treino, treine até que se torne ótimo nisso! Sugiro que busque referências de pessoas que possuam seu mesmo tom e estilo de voz, para se inspirar.

A prova do espelho

Primeiramente, tenho certeza que você já ouviu essa frase: ”A prática leva a perfeição’, não é mesmo?

Dessa forma, vamos levar essa frase a um outro nível, ”a prática leva a bons resultados”, assim fica algo mais realizável pra seu subconsciente aceitar.

Sabemos que o espelho, tem a função de transmitir nossa imagem, nada mais inteligente que usar esse objeto a nosso favor.

Vamos executar essa prática, e saiba que pode fazê-la quando e quantas vezes você quiser, isso é um treinamento e você será seu próprio mentor.

Agora, imagine-se conversando com alguém, treine suas falas, seus gestos, ações e reações, treine também suas respostas.

Quando estamos numa conversa, geralmente nos fazem perguntas, sendo assim, precisamos nos preparar para as respostas.

Assim, responda com clareza as perguntas e/ou dúvidas das pessoas, imagine todas as perguntas possíveis e treine suas respostas.

Se você vai se apresentar, se prepare e treine em frente ao espelho, faça um roteiro com os principais pontos que você deseja abordar.

Não coloque suas falas, deixe-as sair de forma natural e orgânica, porém, coloque num papel apenas os pontos chaves, aqueles que você precisa lembrar de falar.

Use o gravador de voz do celular para ter um registro de como foi sua apresentação e onde você precisa melhorar.

Se você não se escutar, não saberá onde precisa melhorar, já no que diz respeito a sua imagem, não é necessário filmar, pois o espelho já está fazendo esse papel de refletir sua imagem, enquanto você se apresenta.

Desse modo, você vai ser capaz de avaliar seu desempenho e saber exatamente onde precisa melhorar, assim, se tornará cada vez melhor.

A prática de treinar em frente ao espelho, te trará uma percepção de como está sua imagem, suas habilidades de comunicação, bem como, seu poder de persuasão.

Se você gagueja e se atrapalha-se na hora de falar, sabe que precisa de mais segurança no assunto, então estude mais, aprenda as falas e treine-se até ficar bom o suficiente, a ponto de merecer elogios.

Se você vai falar de você mesmo e mesmo assim se atrapalha, treine contar sua própria história em frente ao espelho, desde o seu nascimento e com riqueza de detalhes.

Como por exemplo: cidade natal, escola onde estudou, habilidades, manias, hobbies e experiências.

Enfim, espero que tenha gostado das técnicas e dicas, aproveite e as coloque em prática o mais rápido possível.

Quanto mais você se desenvolve, mais poderoso você se torna!

Se esse post contribuiu na sua evolução e desenvolvimento pessoal, deixe seu comentário como forma de contribuição.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *