Como lidar com qualquer crítica e não se abalar emocionalmente com ela! Ser criticado certamente não é a melhor das experiências, naturalmente costumamos nos defender quando estamos sendo criticados.
Na infância por exemplo, quando recebíamos uma repreensão dos nossos pais, não era algo agradável para nós, ainda que fosse para o nosso bem.
Assim como na infância, quando não nos sentíamos bem ao sermos repreendidos, hoje isso acontece quando recebemos uma crítica.
Sendo assim, quando recebemos uma crítica, ainda que construtiva, muitas vezes, nos questionamos, nos culpamos por ter cometido erros, as vezes, abala até nossa autoestima, de todo modo, precisamos nos preparar para isso.
Na natureza, o pavão abre a calda para se defender e o urso fica de pé para atacar, naturalmente, nós nos defendemos a qualquer sinal de ataque.
Sendo assim, você vai aprender agora, como não se abalar emocionalmente com as críticas, além de aprender a distinguir uma crítica de um julgamento.
Como não se abalar emocionalmente com uma crítica?
Como não se abalar emocionalmente com uma crítica se somos humanos e temos sentimentos? a resposta é simples: sendo racional, o maior problema é que levamos para o emocional o que precisa ficar no racional.
Quando trazemos razão para uma questão, que naturalmente queremos trazer para a emoção, ela se desfaz, perde sua força e seu poder sobre nós.
Agora pense comigo: ”tudo que você não controla, controla você,” e é exatamente isso, que precisamos entender.
A filosofia Estoica, prega a razão e o autocontrole, segundo os estoicismo, não é o que acontece com você, mas sim, como você reage ao que acontece.
Sendo assim, nenhum acontecimento externo exercerá poder sobre você, a menos que você permita, mas, obviamente que isso exige um certo treinamento, então jamais se culpe.
De todo modo, o objetivo não é nunca se incomodar, pois obviamente, terão aqueles dias, onde estaremos mais sensíveis e suscetíveis a qualquer ataque, crítica ou julgamento.
Contudo, para estar mais preparado para receber uma crítica e não levar para o emocional e se abalar com ela, você precisa discernir a crítica do julgamento.
O que é uma crítica
A crítica, é uma observação sobre algo que você fez, é um tipo de feedback que visa contribuir com o seu crescimento.
Desse modo, a crítica propõe uma solução, ou seja, quando receber uma crítica a pessoa virá também com uma solução ou sugestão para que você melhore.
Sendo assim, a crítica serve como um presente para nossa evolução e crescimento, a crítica sempre propõe uma sugestão de melhora, sempre vem acompanhada de algo para nos ajudar.
Nesse caso, seja egoísta, não no sentindo ruim da palavra, mas agora, pensando no seu próprio crescimento pessoal, agradeça a crítica, pois você acaba de receber um presente.
Definitivamente, a crítica jamais virá vazia, ela sempre virá com uma solução pra que você possa melhorar e se desenvolver, ela propõe mudança, transformação e solução para aquilo que está sendo criticado.
Não se engane, jamais confunda uma crítica com um julgamento, se não vier com solução, sem não vier com sugestão de melhora, não se chama crítica, mas sim, julgamento, e é exatamente isso que veremos a seguir.
Crítica vs julgamento
O julgamento está relacionado com as crenças e visão de mundo da outra pessoa, e em nada tem a ver com você.
Quando é um julgamento, vem com algo bastante voltado para o pessoal, seja sua aparência física ou até sua personalidade e características.
O julgamento tende a nos desmotivar, desmerecer e desprezar, logo, o julgamento não vem com nada de bom, o objetivo é apenas julgar, ferir e diminuir.
Dessa forma, o julgamento não vem com nenhuma solução, apenas desestimular quem está sendo julgado.
No entanto, ele não é de fato algo de errado que você possua, mas sim, um olhar distorcido do outro sobre você, de acordo com as crenças e visão de mundo dele.
Vamos dar um exemplo claro: sabe quando você acha uma determinada pessoa muito bonita e alguém chega e diz o contrário?
Você fica se questionando como é possível que alguém tenha coragem de contestar a beleza inquestionável daquela pessoa.
Assim, logo percebemos que quando existe um julgamento por mais duro que ele seja, não é sobre quem está sendo julgado, e sim, sobre a visão e crenças da pessoa que está julgando.
De todo modo, se você for julgado, logo não deve se importar, pois não é sobre você, e sim sobre a visão de mundo e crenças do outro sobre você.
A crítica sempre vem com uma solução ou sugestão de melhora, enquanto o julgamento é vazio não te propõe nada útil, que lhe auxilie no seu desenvolvimento e crescimento.
Como não se abalar com uma crítica ou julgamento
Para não se abalar emocionalmente com uma crítica ou julgamento, você precisa saber separar os dois, como dito anteriormente.
A crítica sempre virá com uma solução e sugestão para você fazer algo ainda melhor, é um verdadeiro presente para o seu crescimento e desenvolvimento.
Enquanto a crítica vem com uma solução ou sugestão de melhora, o julgamento é vazio, não vem com nada, sabendo identificar os dois, fica fácil não se abalar.
Veja: o julgamento não é sobre você, e sim, sobre a visão e crenças da outra pessoa, é sobre ela e não sobre o que você é de fato, se não é seu, não pegue pra você.
Agora me responda: você se abala ao receber um presente? você se chateia quando te presenteiam? a resposta é não, essa é a forma que você pode encarar uma crítica, como um presente.
É como se fosse um presente para seu crescimento, desse modo, quando recebemos um presente fazemos o quê? agradecemos, é claro.
Desse modo, quando receber uma crítica, lembre-se de agradecer pela a sugestão da pessoa, analise se é válida para você, se lhe ajudará no seu crescimento e aplique.
Lembre-se, se é um julgamento não é meu, é do outro, se não é meu não vou pegar para mim, ignore completamente, e siga sua caminhada, subindo degrau por degrau, até que esteja no topo.
Seus conteúdos são ótimos agregam demais na minha vida beijos Kel