Gestos pacificadores: descubra se estão mentindo para você, os gestos pacificadores são uma excelente maneira de identificar mentiras.
Fazemos alguns movimentos quando estamos nervosos, tímidos, em momentos de tensão ou até quando estamos mentindo.
Lembrem-se que, a nossa mente consciente vai de 1 a 5%, assim, os 95% restantes são relacionadas a nossa mente subconsciente.
Sendo assim, muitos dos gestos que fazemos são inconscientes ou seja, fazemos mesmo sem perceber.
Na linguagem corporal os nossos gestos contam uma história sobre nós, e a partir dela, podemos identificar algumas emoções.
Obviamente, que não é possível identificar o que as pessoas estão pensando, mas é possível identificar o que elas estão sentindo através dos seus gestos.
O que são gestos pacificadores?
Quando estamos nervosos, irritados, ansiosos ou passando por momentos de estresse, fazemos gestos de forma inconsciente para nos pacificarmos.
Esses gestos, são conhecidos como (gestos pacificadores), são gestos que fazemos para controle emocional diante de situações estressantes.
Cada pessoa possui o seu, possivelmente nesse artigo, você conseguirá identificar o seu, muitas pessoas costumam roer as unhas quando estão muito ansiosas por exemplo.
Já outras, mordem os lábios como forma de se pacificarem, quando estão muito irritadas ou desconfortáveis.
O possível identificador de mentiras
O corpo sempre mostra, o que a boca procura esconder, desse modo, se você estiver atento poderá fazer uma boa leitura da linguagem corporal de uma pessoa.
Numa situação de estresse é onde mais demonstramos sinais, então, vamos citar alguns gestos pacificadores que as pessoas costumam fazer nesses momentos.
Exemplo: roer as unhas é um gesto pacificador para controle emocional. Pessoas ansiosas precisam se pacificar e, ao roerem as unhas.
O ato de roer as unhas, é uma forma de controlar a ansiedade, transferindo a ansiedade para um único ponto, as unhas.
Logo, se você tiver conversando com uma pessoa e ela começar a roer as unhas, é porque de alguma forma está nervosa, ansiosa ou desconfortável.
Dependendo do contexto e/ou da pergunta, o ato de roer as unhas, pode indicar mentiras, imprecisão e dúvida, observe o contexto.
Morder os lábios
Morder os lábios, passar a língua nos lábios, passar a língua por dentro da boca, são gestos pacificadores para controle emocional.
Muitas pessoas têm os costume de morder os lábios fortemente, quando estão com muita raiva, esse é um gesto pacificador para controle emocional.
Entretanto, morder os lábios, dependendo do contexto pode significar desejo sexual ou muita irritação.
Além desses, existem muitos outros gestos pacificadores, certamente você descobrirá o seu.
Dedo médio
Dedo médio – esse dedo pode significar agressividade ou sexualidade, basta analisar cada caso e seu contexto.
Cutucar o dedo médio enquanto fala, retirando peles e cutículas da unha por exemplo, pode significar grande estresse, irritação e até agressividade.
Exemplo: digamos que você está em uma conversa na qual está sendo insultado, de repente a pessoa lhe faz uma pergunta num tom de cinismo e ao responde-la, você retira peles do dedo médio.
Esse é um gesto pacificador, com a finalidade de controlar a emoção gerada no momento, que indica agressividade bélica.
Com certeza a pessoa está muito irritada, é quele tipo de raiva em que é necessário controle emocional para não avançar na pessoa!
Observe a expressão da pessoa juntamente com o gesto que ela faz, isso te trará uma maior precisão na análise.
Esfregar as mãos
Esfregar as mãos – é um gesto que demonstra tensão, esfregar as mãos uma na outra, é um gesto pacificador, pra controle emocional!
Se você adota esse gesto numa conversa por exemplo, mostra que está tenso, nervoso e desconfortável ou mentindo.
Observar isso noutra pessoa, pode ser um sinal de desconforto ou mentira, obviamente que precisa observar o contexto.
Observe o contexto da conversa e do que está acontecendo, geralmente o gesto de esfregar os dedos vem logo depois de uma pergunta ou questionamento.
Quando se faz uma pergunta para alguém, e a pessoa sente-se desconfortável em respondê-la, inconscientemente adotará algum gesto pacificador.
Se a pessoa se sentir desconfortável com sua pergunta, adotará um gesto pacificador, observe seus gestos e o contexto.
Contato visual
O contato visual é extremamente importante na comunicação, e temos uma premissa, quem nada tem a esconder olha nos olhos.
Se diante de um questionamento, a pessoa em questão desviar o foco do olhar, ela pode não ter muita certeza do que está falando.
Isso pode ser mais um elo para corrente, pode indicar um sinal de mentira, mais uma vez observe o contexto e faça as análises.
Lembre-se, que o corpo sempre mostrará o que a boca tenta esconder, o nosso corpo sempre está passando informações.
Não temos como adivinhar pensamentos, não é possível saber o que as pessoas pensam, no entanto, é possível saber como elas se sentem, de acordo com a leitura de seus gestos.
Existem ainda, muitos outros gestos que podemos analisar, mas obviamente, precisaremos aprofundar o contexto aqui.
No E-book, Manual do Poder, você terá acesso à um verdadeiro passa a passo para ler as pessoas, aprenderá sobre linguagem corporal, Pode de persuasão e desenvolvimento pessoal.