Rapport: A bizarra técnica de encantamento de pessoas, prepare-se para conhecer o fenômeno da Persuasão: Rapport.
Sabe quando você gosta de alguém, simpatiza por ela e não sabe explicar o por quê? Isso pode ser um ”fenômeno” chamado Rapport.
Essa técnica, não é muito falada entre as pessoas, mas com o crescimento pela busca de poder de persuasão, pessoas comuns estão aprendendo o Rapport.
Magnetismo
Na física o magnetismo refere-se ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão, na vida também vemos isso, só que noutro contexto.
Algumas pessoas possuem a capacidade e a habilidade de atrair pessoas, coisas e situações para si, enquanto outras, parecem passar desapercebidas e invisíveis aos olhos humanos.
O seu magnetismo, será a sua virada de chave, pois te ajudará a se conectar com pessoas, coisas e situações favoráveis para o seu crescimento.
O que é Rapport
Definitivamente, o Rapport não é mágica, nem religião, podemos compreender essa prática como espelhamento.
O Rapport pode acontecer através dessas quatros premissas: observação, inteligência, empatia e intencionalidade.
Essa prática começa através da observação, você precisará observar os gestos e movimentos da pessoa para que consiga fazer o espelhamento.
Através dessa técnica, você pode criar facilmente uma ligação de empatia com outra pessoa, criando identificação entre vocês.
Fazer as pessoas gostarem de você, é de fato mágico, facilita alguns degraus na sua subida, pois nos relacionamos com pessoas o tempo todo.
Seja na faculdade, trabalho, nas amizades, negócios etc, inclusive se você deseja ganhar mais dinheiro, precisará entender sobre pessoas.
Você pode conquistar aquela venda, aquela pessoa amada, aquela promoção no trabalho etc… A única coisa que jamais poderá fazer, é ser desonesto ao usar o rapport.
Como utilizar essa técnica para encantar pessoas?
Imagine que você irá numa festa, logo encontrará muitas pessoas e nessa festa, seu objetivo será encantar as pessoas chamando a atenção delas para você.
Escolha apenas 1 (uma) pessoa para começar o treinamento, pois assim você se sentirá mais seguro. Sua missão é criar uma conexão com essa pessoa.
Escutar
Escutar – muitas vezes ouvimos mas não escutamos, costumamos prestar mais atenção no que vemos, do que no que estamos escutando de fato.
Quando uma pessoa conversar com você, preste atenção em suas palavras-chaves, palavras específicas que ela costuma usar.
Exemplo: digamos que você está conversando com alguém e observou que ela fala muito a palavra, ”massa”, para referir-se a algo bom e legal.
Sua missão é utilizar essa mesma palavra enquanto fala com ela. Quando você usa a mesma palavra que ela.
Dessa forma, você cria automaticamente um efeito no subconsciente, chamado de “identificação”, e a pessoa tende a simpatizar mais por você.
O rapport gera no outro uma sensação ”familiar”, como se a pessoa te conhecesse há bastante tempo, gerando conexão entre vocês.
Use o rapport de forma empática, a fim de gerar uma boa comunicação, proporcionar ao outro uma melhor experiência a seu lado.
O rapport tem como objetivo, conduzir boas relações através de uma comunicação empática. Atenção: conduzir é diferente de manipular.
Velocidade e tom da fala
A velocidade e o tom da fala são muito importantes nesse momento, procure equilibrar a velocidade de sua fala e o seu tom ao da pessoa.
Se a pessoa fala mais depressa, procure acompanhá-la, se você costuma falar mais depressa e uma pessoa é lenta demais, isso causará um incômodo.
Gestos e movimentos
Observe os gestos da pessoa, como ela se expressa, como se movimenta e assim, você conseguirá repeti-los de forma natural e orgânica.
Digamos que a pessoa costuma colocar as duas mãos em baixo do queixo enquanto te escuta, repita seu gesto de forma natural algumas vezes.
Nada de exagero, saiba dosar, o objetivo é fazê-la se sentir à vontade em sua presença, gerando conexão entre vocês e não trazer um incômodo.
O poder das emoções na fala
Passar emoção na fala é essencial para encantar pessoas, não é à toa que histórias e tramas bem contadas nos filmes e séries nos prendem tão bem.
A indústria cinematográfica, fatura bilhões contando história, através das emoções vividas pelos os seus personagens.
Uma comunicação persuasiva precisa possuir emoção em suas falas, precisa tocar profundamente as pessoas e é isso que vamos fazer.
Emoção – treine-se para passar emoção nas suas palavras, vamos para alguns exemplos claros e fáceis de praticar.
Ao falar de sua infância, por exemplo, procure usar num tom agradável mais lento, saboreie as palavras para que as pessoas consigam sentir o que você sentiu.
Quando falar de seus desafios procure passar essa emoção, aumentando seu tom de voz, alternando volume, tom e velocidade.
Isso faz com que a pessoa que está te ouvindo, sinta-se preso na história e hipnotizado com o que está sendo contado.
Ética
Seja ético para praticar o Rapport, jamais use essa técnica para benefício próprio de forma desonesta e egoísta.
O Rapport é uma forma empática de se comunicar, onde você deixa a pessoa mais a vontade, criando uma atmosfera favorável, para ambos.