Existe uma técnica poderosa para controle emocional, que pode fazer você ser admirado até pelos os seus inimigos.

Ter controle das nossas emoções e impulsos é de fato algo importante, pois muitas vezes, perdemos o controle com apenas uma pequeno insulto.

Sendo admirado até pelos os seus inimigos

Agora me responda: existe poder maior que derrotar um inimigo sem precisar lutar contra ele? Com certeza isso é muito gratificante.

Entretanto, melhor que isso é saber que você não está praticando mal nenhum ou humilhando outra pessoa para assumir o seu poder, saiba que não existe vitória quando se pratica o mal e não existe justiça na vingança.

Na verdade, o que você está aprendendo é crescer como ser humano e se desenvolver a ponto de ter mais autocontrole e inteligência emocional, blindando-se e construindo muros sólidos contra qualquer ataque.

O rei e o súdito

Agora vamos usar a analogia do rei e do súdito para que você treine e inspire-se para jamais perder seu poder e nobreza, mesmo em meio à um ataque.

O rei demonstra poder, autoconfiança e autocontrole. Ele não precisa se justificar ou provar-se para ninguém, pois ele sabe muito bem quem é.

O súdito demonstra fraqueza, medo e insegurança e todos os seus argumentos possuem justificativas, pois ele é apenas um súdito, e precisa provar seus valores todo o tempo.

O rei usa razão e autocontrole para tomar suas decisões.

O súdito, usa as suas emoções mais primitivas para tomar suas decisões.

O rei é livre, tem domínio próprio, toma suas próprias decisões e usa seus valores e princípios para guiar suas escolhas.

O súdito é submisso, não possui vontade própria, pois é dominado pelos interesses de outros, é submisso.

Tendo em vista todas essas características, do rei e do súdito, com qual delas você mais se identifica?

Se você possui traços de súdito, poderá mudar isso a partir de hoje, o conhecimento e a ação te libertará.

Filosofia Estoica

Segundo a filosofia Estoica, não podemos controlar as coisas que nos acontece, mas sim, como reagimos a elas, nos permitindo desenvolver razão e autocontrole, mesmo diante do caos.

Isso de fato é um super poder, digno de um super herói moderno, e isso é questão de treino, assim como um atleta treina para uma competição.

Há quem diga que os estoicos sejam pessoas frias e sem emoções, no entanto, o estoicismo está longe de ser isso.

A filosofia estoica nos ensina a ter razão e autocontrole, em meio as situações que a vida nos traz, trazendo clareza em meio às atribulações.

A sabedoria Estoica afirma que, embora não tenhamos controle sobre as coisas que nos acontece, podemos ter controle de como reagimos a elas.

Para isso, vamos usar essas duas premissas:

Na visão estoica devemos nos concentrar naquelas coisas que podemos controlar, a fim de evitar um sofrimento desnecessário e inútil.

Não somos capazes de controlar tudo que nos acontece, pois a vida é imprevisível e num piscar de olhos tudo pode mudar, contudo a filosofia estoica te auxiliará a manter-se neutro.

Controlado, passivo e em paz, mesmo diante de qualquer situação. Isso te trará força, paz e inteligência emocional para todos os aspectos da sua vida.

Técnica para controle emocional (na prática)

Essa técnica de meditação foi idealizada por Martin Boroson, autor de diversos livros, entre eles ”Um Momento de Meditação”.

Um minuto ou menos, pode ser o tempo necessário para você explodir e perder sua paciência, por outro lado, você precisará do mesmo minuto para realizar essa técnica.

A técnica poderosa de Boroson te trará um melhor controle emocional em qualquer situação desafiadora em sua vida, então vamos à prática.

Para começar, coloque o despertador para despertar em (1 minuto), sente-se confortavelmente e comece a prestar atenção na sua respiração.

Agora, observe seu tórax subido e descendo, observe sua respiração, o ar entrando e saindo pelas suas narinas.

Distrações: No meio da meditação poderão vir alguns pensamentos do tipo: tenho que ir no mercado, que horas são ou qualquer pensamento inútil.

Não lute contra, apenas diga ”uhum” em voz alta, e volte a prestar atenção na respiração normalmente.

Quando o celular despertar ao fim desse 1 minuto o exercício acabou!

A técnica de meditação minuto, tem como objetivo te treinar até que consiga ficar várias vezes, (1 minuto) focado apenas na sua própria respiração!

O foco é diminuir esse tempo de (1 minuto), para apenas (5 segundos), assim você irá treinar a lidar com qualquer imprevisto desagradável em sua vida sem perder o controle.

Cada vez que você se deparar com algo que possa te tirar do sério, será capaz de retomar a sua paz em apenas em 5 segundos.

Digamos que alguém no seu trabalho lhe falou uma grosseria e você está prestes a explodir, você vai fechar os olhos, prestar a atenção na sua respiração e trazer a consciência para isso, meditando em apenas (5 segundos).

Os mesmos (cinco) segundos, que seriam na verdade, o tempo suficiente para perder o controle numa situação desafiadora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *