Poderosa Técnica Mindfulness para reduzir a ansiedade rapidamente

Poderosa Técnica Mindfulness para reduzir a ansiedade rapidamente, a palavra Mindfulness vem do inglês, que pode significar ”atenção plena”.

Essa técnica de “atenção plena”, Mindfulness, não é algo recente, seu início se deu a 500 anos antes de Cristo., mas foi o médico Jon Kabat-Zinn que passou a praticar a técnica como um método terapêutico a fim de melhorar a saúde mental das pessoas.

Já existe estudos científicos que comprovam os benefícios e a eficácia da prática de Mindfulness. Entre os benefícios estão a melhora da cognição e concentração, a prevenção da depressão, bem como  a diminuição da ansiedade.

Mas antes de falarmos de ansiedade, vale lembrar que, em 2018 o Brasil  foi considerado pela Organização Mundial da Saúde, como líder no ranking dos países mais ansiosos do mundo.

A prática de Mindfulness, é algo que podemos aplicar no nosso dia a dia, seja numa caminhada até o trabalho, até a faculdade ou até aquele almoço diário.

Desse modo, os exercícios de Mindfulness podem trazer resultados rápidos, aliviando sintomas de ansiedade e até pânico.

O tempo de vida que você perde sem perceber

Antes de partimos para a prática, vamos fazer algumas análises, através de perguntas e respostas sinceras.

Quando você está comendo sua refeição, seja no café, almoço ou jantar, geralmente está presente?

Provavelmente dirá que sim, no entanto, o que costumamos fazer de verdade é comermos enquanto, pensamos em alguma situação passada, futura ou alguma preocupação.

Almoçamos enquanto conversamos mentalmente sobre aquela atividade que precisamos realizar, aquela preocupação, problema, sonho ou até enquanto assistimos alguma na tv ou celular.

Estamos literalmente de corpo presente e mente ausente, não nos atentamos ao sabor e textura da comida, apenas nos primeiros minutos, logo entramos no automático e divagamos noutros pensamentos.

Talvez você já tenha se flagrado fazendo algo importante, e sem que percebesse, acabou pegando o celular e dando uma olhada no Whatsapp ou no Instagram e quando percebeu, estava ali por horas, deixando de cumprir aquilo que era importante para você.

Por isso, muitas vezes achamos que o tempo passa depressa demais, que os dias, semanas, anos passam voando, é porque estamos no automático, não curtimos a vida, apenas passamos por ela e isso pode trazer uma sensação de falta de pertencimento e tristeza.

Mindfulness ”atenção plena” na prática!

A técnica de Mindfulness na prática, consiste em você ficar consciente em cada ação ou atividade que vá realizar no seu dia, seja almoçar, caminhar, tomar banho etc.

Você poderá praticar Mindfulness quando e onde quiser, o importante é que, quanto mais você praticar, melhor vai se sentir, vamos agora, ver alguns exercícios de atenção plena pra fazer hoje mesmo.

Caminhada contemplativa

Caminhada contemplativa, digamos que você vai para o trabalho, escola ou faculdade, enquanto caminha até lá, procure está consciente, está totalmente presente no seu trajeto.

Caminhe devagar de maneira consciente, observando detalhes no caminho, comtemple o dia, observe detalhes que talvez ainda não tenha observado por está submerso nas preocupações e distrações do dia a dia.

Observe as árvores, carros, detalhes nas casas e prédios e seus azulejos, olhe para o céu, perceba a briza que toca o seu rosto naquele momento.

Quando qualquer pensamento aparecer para te distrair, observe ele, e volte para o seu exercício, procure detalhes no caminho, observe tudo, esteja consciente.

Refeição contemplativa

O exercício de refeição contemplativa é muito bom para iniciantes, pois usará o tato, paladar, olfato e visão para te auxiliar nessa prática.

Escolha uma ou mais refeições do dia para executar a prática de atenção plena, o que você precisa fazer é contemplar esse momento da refeição.

É super comum, nos distrairmos enquanto estamos almoçando, jantando ou lanchando, o que você vai fazer, é se treinar a ficar no momento presente enquanto come.

Ao sentar-se para fazer sua refeição, fique longe do celular ou de qualquer coisa que possa lhe distrair, lhe tirando do foco.

Nesse momento, sinta o cheiro do alimento, a textura de cada um dele, o sabor de cada ingrediente, procure identificar os ingredientes e temperos usados.

Sinta a textura, do alimento em sua boca, as diferentes texturas de cada um deles, deguste devagar, aprecie, esteja no agora, no momento presente.

Banho calmante

O banho calmante – pode até remeter um banho de chás e ervas, no entanto, não é disso que estamos falando.

O banho calmante é para te trazer presença em meio a tanta distração, ansiedade e preocupação do dia a dia.

Ao entrar no banheiro, observe cada detalhe, desde a tranca da porta, ao toque macio de sua toalha de banho.

Observe detalhes no seu banheiro, como o chuveiro, lâmpada no teto, texturas na cerâmica etc, observe detalhes que geralmente passam desapercebidos por você.

No entanto, é no chuveiro que a mágica acontece, ao entrar no chuveiro se preferir, feche os olhos, e sinta o toque da água caindo no seu corpo, a temperatura dela.

Procure sentir o cheiro do sabonete enquanto passa-o pelo o seu corpo, sinta a textura do sabonete em suas mãos.

Se for surpreendido por algum pensamento querendo te tirar de sua experiência, fale com ele em voz alta: eu sei, mas esse é o meu momento, e volte para o seu momento.

Nenhum pensamento automático, resiste a presença consciente da atenção plena, com a prática você vai perceber que sua mente ficará menos barulhenta e tagarela.

Respiração consciente

Respiração consciente – Essa técnica trata-se de se manter completamente no momento presente.

Esse exercícios será capaz de aliviar sintomas da ansiedade rapidamente te ajudando a relaxar e baixar suas ondas cerebrais, o ideal é que faça essa técnica antes de dormir.

Vamos à prática!

Deite-se na sua cama confortavelmente, apague as luzes como se fosse de fato dormir e comece observando a sua respiração.

Observe o movimento de subir e descer do seu peito enquanto inspira e expira.

Se nesse momento sua mente quiser te levar para outro lugar, através dos pensamentos, observe e volte para técnica.

Desse modo, com a prática você notará que sua mente passeará menos, e que o seu foco e atenção aumentarão gradativamente.

Agora continue prestando atenção no som de sua respiração, sinta nas narinas o ar entrando e saindo, sinta o toque dos seus pé no colchão confortável.

Sinta o toque de sua panturrilha nos lençóis, o conforto do seu colchão, o toque de suas costas confortavelmente sobre a cama.

Vá fazendo esse exercício de atenção plena, focando nos pés até chegar ao topo da cabeça, permita-se sentir cada movimento e vibração do seu corpo.

Se dormir, não tem problema, o importante é a prática, quanto mais você pratica, melhor se torna.

Definitivamente, ao fazer os exercícios de atenção plena ”Mindfulness”, perceberá uma grande melhora no seu foco e na qualidade de vida.

Com a prática você perceberá uma grande melhora na ansiedade, em sintomas de pânico e até nas preocupações do dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *