Manual completo para acabar com a procrastinação ainda hoje! Antes de mais nada, precisamos identificar quando é procrastinação e quando é escolha.
Além disso, devemos também salientar que, procrastinação não é preguiça, inclusive podemos falar noutro post sobre a preguiça.
Ainda nessa matéria, vamos abordar os possíveis focos da procrastinação, os chamados ”ganhos”, que são os motivos pelos os quais, costumamos procrastinar, buscando fugas e desculpas para não realizarmos, aquilo que é de nossa responsabilidade.
Quando identificamos a causa do problema, conseguimos tratar seus efeitos, precisamos entender de onde vem esses ganhos e o que são eles, o que de fato ganhamos quando procrastinamos, assim teremos maior clareza para solucionarmos o problema.
O que é procrastinação?
A procrastinação é o ato de adiar as coisas, é a falta de ação, a falta de movimento, a fuga, o desvio daquilo que precisamos fazer, é quando adiamos ao máximo uma ação que precisa ser realizada por nós.
Quando procrastinamos, encontramos meios de fuga, formas de fugirmos da responsabilidade, evitando-a ao máximo uma determinada ação, atividade e/ou tarefa.
Procrastinar por sua vez, sempre vem carregado do sentimento de culpa, pois quando adiamos nossas tarefas, nossas decisões e nossas responsabilidades, automaticamente nos culpamos e sentimos um sentimento de fracasso.
Sabemos que o quanto essas atividades são importantes para nós, e ainda assim, não conseguimos nos mover até elas.
Ficamos a dar desculpas, a desviarmos o foco, e a deixar para última hora e muitas vezes perdemos as oportunidades, pois deixamos o tempo escapar.
No entanto, quando identificamos o que vem por traz da procrastinação, temos uma maior clareza pra lidar com a situação.
Como identificar a procrastinação?
Primeiramente, precisamos identificar e saber separar procrastinação de escolha, a escolha por sua vez, é algo saudável, pois, claramente podemos escolher quando queremos ou não realizar tal tarefa, tomar tal decisão ou ir à tal lugar.
No entanto, a escolha é mais consciente, já a procrastinação por sua vez, fazemos no modo automático e inconsciente.
Quando é uma escolha, geralmente não vem acompanhado de culpa, pois escolhemos o que julgamos ser melhor para nós naquele momento.
Em contra partida, a procrastinação vem acompanhada de culpa, pois gostaríamos de realizar tal atividade, tal tarefa, tal decisão, no entanto, não conseguimos fazê-las.
E quando isso acontece, nos sentimos culpados, zangados, tristes e desmotivados, pois temos em mente, que tal ação só depende de nós, sendo nossa responsabilidade realizá-la e quando não conseguimos, nos sentimos fracassados.
Vale lembrar que, dependendo de como está o nível de procrastinação é aconselhável procurar ajuda psicológica.
Observando sua fuga
Sugiro que se observe, procure observar para onde vai o seu foco quando você está procrastinando, identifique o que você costuma fazer.
Veja para onde vai sua atenção e o que você faz quando procrastina, muitas pessoas podem ficar ansiosas, podem mexer mais no celular, podem comer demasiadamente etc.
Procrastinar é sobre adiar uma ação, tarefa ou atividade que você precisa fazer, e quando esse adiamento acontece, existe um desvio de foco, uma fuga.
Porquê procrastinamos?
Agora, chegou o momento de identificar o porquê das coisas! Quando executamos uma ação existe um motivo para fazê-la.
Quando deixamos de executar essa ação, mesmo ela sendo importante para nós, também existe um motivo por traz.
E é exatamente aqui, onde encontra-se ”o foco do problema”, a causa para esses efeitos! Imagine agora o seu objetivo, digamos que ele seja aprender inglês, a seguir falaremos sobre ele.
O nossos objetivos podem nos trazer medo, insegurança e incertezas, pois temos medo do fracasso, de não conseguirmos e de nos frustrarmos.
Sendo assim, logo desviamos do alvo: o objetivo, conscientemente você deseja alcançar tal objetivo, no entanto, inconscientemente você foge dele, por medo de fracassar e não conseguir o que deseja.
O ganho por traz da procrastinação
Primeiramente, soa muito estranho falar que existe um ganho na procrastinação, no entanto, mesmo que de forma inconsciente esse ganho é existe.
Quando adiamos aquilo que é importante para nós, quando fugimos das responsabilidades, quando não fazemos aquilo que precisamos fazer, estamos evitando a dor.
A dor da incerteza, a dor do resultado, a dor do fracasso, a dor de aprender algo novo que é difícil para nós, etc.
Digamos que você precisa aprender inglês, esse é o seu maior sonho, contudo, você foge a todo momento e adia essa decisão colocando várias desculpas.
Nesse caso, o seu ganho é não se expôr ao perigo de fracassar, é o medo de não conseguir falar o novo idioma ou quem sabe sentir a dor da dificuldade em falar numa língua estrangeira que você não domina.
Passo a passo para acabar com a procrastinação
Aqui vão alguns passos para você pôr em prática e ainda hoje conseguir realizar suas tarefas e parar de procrastinar de vez.
Lembre-se: todos nós independente das condições financeiras, do país onde moramos, da nossa cultura etc, temos o mesmo tempo em horas.
Todos nós temos 24 horas por dia, como usamos esse tempo é o que vai definir nossos resultados.
Sendo assim, otimizar o nosso tempo a nosso favor, é o melhor presente que podemos nos dar, pois tudo aquilo que focamos, cresce.
1. Transforme seu objetivo em meta
O primeiro passo pra parar de procrastinar é transformar seu objetivo em uma pequena meta diária ou pequena tarefa.
Quando colocamos um objetivo grande, a tendência é fugirmos dele, pois costumamos fugir daquilo que é difícil ou pouco prazeroso.
Tudo que pode causar desconforto, inconscientemente fugimos e evitamos, pois é uma forma autônoma de proteção e autopreservação.
Quando você transforma seu objetivo, numa pequena tarefa diária ou meta, fica muito mais viável de aceitar e realizar.
Exemplo: digamos que você precise aprender inglês, você irá dividir esse objetivo em uma pequena meta diária.
Meta diária: ”estudar inglês 1:00 hora por dia”.
Assim, você tira o peso da tarefa, e vai ter maior aceitação ao realizar essa atividade simples.
2.Métodos visuais
Utilize métodos visuais para te auxiliarem nessa tarefa, quando vemos a escova de dentes no banheiro, sabemos que aquele objeto é para escovar os dentes.
Quando vemos os objetos fixamos eles na nossa mente, através de uma imagem mental, imagine agora uma maçã, certamente você possui uma imagem sobre ela, pode ser que você tenha imaginado uma maçã verde ou vermelha, pequena ou grande.
Sendo assim, quando você precisa fazer tal atividade, usar métodos visuais irão te auxiliar na realização dessas tarefas.
Exemplo prático: cole post-it ou qualquer folha de papel com sua meta escrita, num lugar onde você consiga enxergar.
Pode ser na porta da geladeira, na parede de seu quarto ou onde preferir, quanto mais colorido melhor, pois chamará sua atenção.
Neste caso, use e abuse de papéis coloridos ou canetas marca texto, para destacar sua meta e ficar mais visível.
3.Horário estabelecido
Primeiramente, vale lembrar que, se o relógio não fosse importante, estaríamos até hoje nos orientando pelo o sol.
No entanto, criaram o relógio para que pudéssemos utiliza-lo a nosso favor, e é exatamente o que faremos aqui.
Use o alarme do seu celular, de preferência, com um toque diferente para destacar e fixar na sua mente que, aquele som específico é para realizar tal atividade.
Quando usamos um novo toque específico para aquela tarefa, soará como algo diferente, que foge do convencional, isso te treina a ficar mais alerta.
Sendo assim, coloque seu alarme do celular com etiqueta e toque novo para lhe alertar e despertar pra sua atividade.
4. Guarde as distrações
Se você não for usar o celular para algo que de fato precise, guarde-o, desligue-o e se mantenha longe dele.
Se a sua distração for a tv, saia de perto dela, ao primeiro sinal de desvio de foco, fale em voz alta com você: ”estou indo agora fazer tal tarefa”.
Quando falamos em voz alta conosco, automaticamente saímos do modo automático e entramos no modo presente.
A sua voz mandará o sinal para executar tal atividade, se sentir dificuldade para começar, fale em voz alta descrevendo as atividades que está fazendo.
Exemplo: estou levantando agora, para estudar 1:00 hora de inglês, estou pegando meu caderno e a minha caneta preferida.
Pode usar sua imaginação e executar com quiser, contudo, use essa prática de falar com você mesmo, pelo menos no início, essa prática te colocará em modo presente e evitará as distrações.
Agora que você já sabe o que é procrastinação, e o passo a passo pra se livrar dela hoje mesmo, sugiro que anote, tire print ou salve no seu celular o passo a passo, para que de fato coloque-os em prática.
Lembre-se: o tempo é igual para todos, assim, todos nós temos 24 horas disponíveis para usarmos como quisermos, podendo nós usá-las a nosso favor ou contra nós.
O poder está nas suas mãos e na sua mente, treine o dragão e terá um animal forte e destemido ao seu lado.
Se esse post te ajudou, deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.