O significado de morder os lábios na linguagem corporal, veja o que de fato quer dizer o gesto de morder os lábios.
A linguagem corporal é extremamente importante para nossa comunicação, muitas vezes o corpo fala o que a boca esconde.
Dessa forma, o gestualismo, parte determinante na linguagem corporal, consegue mostrar os sinais inconscientes que estamos evidenciando a todo o momento, através dos nossos gestos.
Gestos pacificadores
Muitas vezes, numa situação ameaçadora, desafiadora e/ou de grande estresse, podemos adotar gestos pacificadores.
No entanto, o que de fato significa um gesto pacificador? os gestos pacificadores, por sua vez, são movimentos que adotamos, mesmo que de forma inconsciente, para o controle emocional.
Numa entrevista de emprego, por exemplo, onde normalmente nos encontramos mais nervosos, podemos adotar mesmo que de forma inconsciente, o ato de roer as unhas.
Muitas pessoas, em momentos de tensão, podem adotar vários gestos pacificadores, como por exemplo: roer as unhas, morder os lábios, estalar os dedos etc.
Morder o indicador
Esse gesto pode significar forte nervosismo – obviamente precisamos analisar o contexto, mas o gesto de morder o dedo indicador, numa conversa por exemplo, é um gesto pacificador para controle emocional.
Quando a pessoa adota esse gesto pacificador, ela desvia toda a sua atenção para um único ponto, o dedo, essa é uma forma de se pacificar.
Claramente, se numa reunião, entrevista ou qualquer ocasião, a pessoa adotar o gesto de morder o dedo indicador, pode significar que não está nada confortável.
Sendo assim, conduza a conversa para um outro nível, um outro tom, até que a pessoa se sinta confortável e altere sua linguagem corporal.
Estalar os dedos
O ato de estalar os dedos, também não é um gesto muito agradável, quando a pessoa adota esse gesto ou ação de estalar os dedos, também é um gesto pacificador para controle emocional.
Desse modo, mude sua postura e o teor do assunto proporcionando uma conversa mais agradável e gerando uma atmosfera mais agradável para a pessoa.
Agora, vamos ao significado de morder os lábios na linguagem corporal
Raiva ou desejo sexual?
Tudo que está no corpo também está na mente, seja através dos gestos, roupas e até adereços, a forma como passamos nossa imagem, diz muito sobre nós.
O gesto de morder os lábios, (passar a língua nos lábios) ou até (passar a língua por dentro da boca), são gestos pacificadores para controle emocional.
Assim, quando uma pessoa morde os lábios, desvia toda a atenção pra um único ponto: a boca (os lábios), fazendo disto, uma forma de se pacificar ou seja; de trazer um possível controle num momento de maior tensão emocional.
No entanto, esse gesto pode ter dois significados distintos na linguagem corporal, contudo, seu significado vai depender do contexto.
O contexto é um dos filtros mais importantes numa leitura corporal, alias, precisamos avaliar o contexto em que a situação está acontecendo para não fazermos um julgamento, e sim, uma boa leitura corporal.
Dependendo do contexto, morder os lábios pode significar, excitação sexual ou muita raiva, logo, o significado de morder os lábios, dependendo do contexto, pode significar que a pessoa está com forte desejo sexual ou forte raiva e/ou irritação.
Um caso muito famoso na internet, para o segundo significado de morder os lábios, foi numa pesagem dos atletas do UFC.
Onde uma das modelos – ajudantes, mordeu os lábios, enquanto os atletas do UFC – se trocava antes da pesagem.
A modelo em questão, adotou esse gesto de forma inconsciente e, aplicando o filtro contexto, claramente evidenciamos a demonstração de desejo sexual.
Observe a si mesmo e as outras pessoas
Antes de mais nada, vale lembrar que, não podemos ler mentes, no entanto, podemos ler os gestos que o corpo nos mostra.
No nosso cotidiano, utilizamos muitos gestos pacificadores, provavelmente você já mordeu os lábios na hora da raiva e nem percebeu.
Numa entrevista de emprego ou até numa apresentação na faculdade ou escola, provavelmente já estalou os dedos.
Esses gestos, são muito comuns num momento de tensão, e os fazemos, mesmo sem que percebamos.
Agora, que você já sabe, observe-se, preste atenção nos seus gestos e no das demais pessoas nas mais diversas situações.
A linguagem corporal, nos proporciona um melhor entendimento de nós mesmos, bem como, das demais pessoas e isso pode nos ajudar a desenvolver melhores relações.
Isso torna nossa comunicação muito mais completa e empática, a partir do momento que você identifica a linguagem da outra pessoa, consegue adequar sua comunicação, tornando a conversa mais agradável para ambos.
A melhor compreensão das pessoas, nos possibilita melhores relações, seja no trabalho, nos relacionamentos amorosos, nas amizades ou até no convívio familiar.
Use essas dicas de linguagem corporal, para melhorar suas relações com as pessoas, além de se aprimorar se observando e alterando sua própria linguagem.